O que um dia foi imaginado para o futuro está mais próximo do que imaginávamos. Os carros elétricos já circulam pelas ruas do mundo todo e, para não ficar para trás, é hora de pensar sobre adaptar seu posto de combustível.
Acompanhando também o crescimento do mercado de automóveis, as opções movidas à eletricidade surgem ganhando um grande destaque e assim se observa uma nova tendência.
Além de agregar uma vantagem a mais no seu estabelecimento, esses carregadores elétricos para veículos são considerados tão lucrativos quanto as bombas tradicionais de combustíveis, segundo o estudo feito por uma das maiores companhias de petróleo do mundo, a BP (British Petroleum).
E esse cenário só tende a melhorar! Porém, ainda existem diversas dúvidas em torno deste assunto e, por isso, desenvolvemos este artigo explicando melhor sobre como tudo isso funciona. Vamos lá?
A tendência dos carros elétricos em um futuro próximo
Avaliando que bons investidores estão sempre um passo à frente, é importante se atentar sobre esta tendência de mercado. Segundo uma pesquisa feita pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) somente nos próximos cinco anos a frota de veículos elétricos no Brasil terá crescimento em média de 300% a 500%.
É previsto que esta tendência mundial chegará cada vez com mais força no país e, para isso, é importante que postos de combustíveis estejam adequados para também atender a essa parcela da clientela.
Estima-se que até 2040 a quantidade de automóveis elétricos mundiais passará das 56 milhões de unidades. A matéria feita para o site britânico Autocar também informa que a partir de 2025 essa transição começará a atuar de forma mais relevante. Então é esperado que até este prazo as estações de carregamento já estejam prontas para serem utilizadas.
De forma resumida, podemos dizer que sim, haverá um momento em que o número de carros elétricos circulando pelo mundo poderá ser maior do que os modelos tradicionais. Logo, isso também garante que o lucro para abastecimento será superior ao que as bombas de gasolina/diesel fornecem atualmente.
Porém, qual o primeiro passo para essa atualização? O que fazer ou como fazer? Nós iremos lhe orientar a seguir.
Como instalar uma estação para carregamento de veículos elétricos?
Existem algumas regras e detalhes que devem ser considerados para então ativar uma estação de recarga em seu posto de combustível. A primeira delas é adquirir um carregador de veículos elétricos que atenda aos critérios estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Esse equipamento pode ser encontrado como sistema de alimentação de veículos elétricos, mas também é chamado de SAVE. É ele o responsável por fornecer energia ao veículo. Nele se encontra o software junto das funções de controle para recargas dos automóveis.
Aqui já incluímos também uma dica importante: tenha muita atenção na hora da compra, pois além de seguir os critérios da ABNT, o equipamento possui plugs variáveis para alguns modelos de veículos elétricos. Sendo assim, deverá ser observado se há compatibilidade com os mais utilizados no Brasil.
Outra questão a ser organizada envolve a infraestrutura elétrica do estabelecimento, pois ela deverá suprir a necessidade, mas sem deixar a segurança de lado. Por isso, se torna indispensável a contratação de uma empresa de engenharia elétrica para analisar as condições necessárias para a adaptação.
Após essa avaliação, será observado quais ajustes são de fato necessários para aplicar esse novo método de abastecimento de veículos. Isso ocorre porque estas estações de recarga utilizam quadros próprios para distribuição de energia, disjuntores, dispositivos de segurança contra surtos e seus transformadores.
Há também regulamentações que devem ser seguidas no Brasil, entre elas estão ABNT / NBR IEC 6185, assim como as RNs 414 e 819 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Além dessas que foram citadas, cada estado pode conter suas próprias regras específicas para a instalação das estações de carregamento para carros elétricos, então vale conferir isso antes de iniciar o projeto.
Quais os formatos de estação para recarga de automóveis elétricos?
Para a instalação dessas estações existem duas maneiras com suas especificações, podendo ser rápidas ou semirrápidas. A definição da mais indicada dependerá das características do equipamento SAVE e da rede elétrica do local, por conta do seu padrão de tensão.
As estações de carregamento rápido operam em corrente contínua e de grande potência. Elas podem ser instaladas em locais que possuem energia elétrica com uma média tensão (13,8kV e 34,5kV), sendo que esse formato é considerado o mais caro entre os dois.
Isso acontece pois geralmente é necessário o ajuste da tensão no estabelecimento, sendo que quando houver baixa tensão, sua modificação deverá ser feita através da subestação transformadora.
A vantagem de adquirir este modelo de carregamento é que as estações rápidas costumam concluir a recarga de um carro elétrico em até 40 minutos. Isso o torna mais indicado para ter em postos de combustíveis, já que geralmente são locais de paradas mais rápidas.
As estações de carregamento semirrápido ou lento possuem um custo menor, além de que conseguem operar em corrente alternada em baixa tensão (220V e 127V). Entretanto, sua potência também se torna reduzida, sendo que para realizar a recarga completa de um veículo elétrico pode levar até oito horas.
Por conta disso, apesar de ser um investimento maior, as estações de carregamento rápido se tornam as mais escolhidas para postos de combustíveis. Sua maior agilidade otimiza o tempo, favorecendo também a rotatividade entre os clientes que estiverem ali para carregar.
Agora que você já tem as principais informações, o próximo passo é usar a tecnologia a seu favor! E quando pensar em sistema para postos de combustíveis e lojas de conveniência, lembre-se do POSTOGESTOR. Com nosso sistema, o controle e a organização do posto deixarão de ser um problema para o seu negócio.
Para ficar por dentro das últimas notícias sobre gestão e atualizações tecnológicas, acompanhe o blog da Tecnuv.
Aproveite e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.