Sabemos que para qualquer estabelecimento seguir funcionando bem, depende de seus clientes. É para eles e por causa deles que as portas se mantêm abertas.
Entretanto, há meios de otimizar as tarefas para os gestores e ainda assim manter o foco em bom atendimento para o consumidor.
O sistema de gestão é uma ferramenta extremamente útil e favorece muito quando se trata da experiência do cliente. A tecnologia também se torna uma grande aliada nos tempos atuais, afinal, através dela, é possível ter acessibilidade a dados e relatórios específicos envolvendo tudo sobre a sua empresa e consumidores.
E para entender mais sobre as vantagens de utilizar um sistema de gestão, preparamos um artigo que explicará melhor os motivos para apostar nesta ideia. Tenha uma boa leitura!
Primeiro passo: entender o que seria a experiência do cliente
Sendo uma das pautas mais comentadas quando se fala em excelência no atendimento, a experiência do cliente pode ser considerada também uma estratégia.
Ao unir uma estratégia de CX (Customer Experience) junto de outras iniciativas, como é o caso dos sistemas de gestão, além de conseguir prever os passos que o consumidor dará, há também outras vantagens.
Ter um sistema de gestão incluso em seu negócio garante um maior destaque entre a concorrência e traz maiores chances de fidelização com seus clientes.
Utilizar a tecnologia como método de captação de clientes, ou até mesmo para manter os que já circulam pelo seu estabelecimento, faz com que você esteja um passo à frente da concorrência.
E a experiência do cliente em si também tem seu valor, sendo tão relevante que gestores de diretorias das corporações estão apostando nesta ideia. Segundo uma pesquisa feita pela International Data Corporation, 72% dos participantes responderam que à frente dessa estratégia estavam o CEO ou outros executivos sêniores.
A interação do cliente com um produto ou serviço é o que define sua experiência como consumidor. Isso implica que a combinação de atender às suas necessidades, superar suas expectativas e a resposta fornecida pela empresa contribuem para aumentar sua lealdade e fidelidade.
Por que agregar esta prática na sua empresa?
Startups já adotam a estratégia denominada Customer Success (ou, em tradução livre, sucesso do cliente), a qual tem como objetivo principal assegurar a satisfação dos clientes e oferecer os melhores resultados possíveis, permitindo que desfrutem de todos os benefícios oferecidos pela empresa.
Uma das vantagens de adotar essa tática em seu negócio é a possibilidade de não apenas fornecer suporte de qualidade ao cliente, mas também prever e identificar possíveis problemas. Essa abordagem visa alcançar resultados positivos de várias formas distintas.
Mais um motivo para implementar o gerenciamento da experiência do cliente é a possibilidade de integrar essa estratégia em todos os canais de comunicação da empresa, tanto online quanto offline. Isso permite um atendimento personalizado, que atende às diferentes necessidades de cada cliente.
É crucial lidar com as questões que dizem respeito ao cliente, sejam elas críticas, sugestões, reclamações ou elogios, de forma rápida e eficiente. Nesse sentido, a tecnologia não só aprimora o atendimento, como também facilita o desempenho da empresa ao fornecer suporte para essas situações.
Dessa forma, a jornada do cliente se torna mais precisa e bem-sucedida desde o primeiro contato, passando pela utilização dos serviços ou produtos oferecidos pelo negócio, até o pós-venda, visando aumentar a fidelidade do cliente.
Entenda os benefícios do sistema de gestão na experiência do cliente
Como mencionado, existem várias vantagens em implementar a estratégia de gerenciamento da experiência do cliente, mas podemos direcioná-las de maneira mais específica para postos de combustíveis e lojas de conveniência. De fato, destacamos alguns pontos para esclarecer ainda mais essa questão.
A seguir, apresentamos algumas das possíveis aplicações de um sistema de gestão em uma estratégia para o setor de postos de combustíveis:
Experiência personalizada
Com a utilização de um sistema de gestão, o acesso aos dados se torna muito mais fácil, permitindo a análise das informações coletadas e a gestão do fluxo de consumo no estabelecimento.
Além disso, é possível desenvolver ofertas e promoções específicas para o público, o que pode aumentar o interesse e a fidelidade dos clientes.
Atualização em tempo real, tanto do cliente, quanto do estabelecimento
Ao acessar esse tipo de informação, seu negócio é capaz de prever tendências de consumo, antecipar demandas do mercado e controlar melhor o estoque para atender as necessidades do público-alvo.
Esses dados também são úteis para monitorar os clientes e avaliar quais estão se relacionando mais ou menos com o estabelecimento, buscando entender os motivos por trás disso. Isso abre a oportunidade de trazer de volta aqueles que não frequentam mais o local com tanta frequência.
Tomada de decisões mais assertivas
Esse guia é essencial para que os responsáveis pela tomada de decisões possam conhecer suas opções, pois permite o acesso aos insights dos clientes.
Dessa forma, todas as decisões se tornam mais inteligentes e continuam focadas em aumentar a satisfação dos consumidores, que é o cerne da experiência do cliente.
Eficiência nos processos
No contexto da rotina corrida do dia a dia, a agilidade se torna uma vantagem significativa.
Nesse sentido, a utilização de um sistema de gestão permite que os processos sejam executados de maneira mais rápida, reduzindo o tempo necessário para as tarefas operacionais e permitindo dedicar-se mais tempo ao cliente.
Além disso, a utilização desse sistema também reduz o risco de erros e a necessidade de retrabalho.
O sistema POSTOGESTOR é o ideal para seu posto de combustível e loja de conveniência, seu formato de sistema de gestão une a tecnologia para melhor atendimento ao cliente.
Com a adoção desse sistema de gestão, não só a organização e o controle são favorecidos, mas também são facilitados diversos aspectos da gestão. Por exemplo, o POSTOGESTOR é integrado com catracas e recolhedoras de comandas, o que favorece o controle de acesso dos clientes.
Além disso, ele também possui integração com diversos métodos de pagamento, incluindo a Shipay.
Entretanto, é fundamental lembrar que embora o sistema de gestão facilite muitas tarefas, a participação de profissionais qualificados é essencial para contribuir com isso.
Isso se dá em razão da necessidade dos clientes de terem relacionamentos humanizados, mesmo quando se trata de estabelecimentos comerciais.
Agora, você já sabe todos os motivos que levam a investir nos sistemas de gestão, então é a hora de colocar isso em prática!
O POSTOGESTOR, nosso sistema para postos de combustíveis e lojas de conveniência, garante a otimização necessária para seu dia a dia, agregando controle e organização à sua rotina.
Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
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