O foco principal de quem cuida da gestão de um posto de combustível com certeza é manter tudo sob controle, organizado e evitando qualquer tipo de problema inesperado.
Para isso, é de extrema importância itens como um bom planejamento, eficiência em organização e claro, segurança.
E se assegurar de que estará tudo certo em termos tanto administrativos, quanto financeiros e técnicos se torna fundamental para que o estabelecimento siga o fluxo esperado.
Porém, como saber se está no caminho certo? E quais meios usar para garantir bons resultados? Acompanhe este artigo e descubra!
Por que é importante focar na gestão do posto de combustível?
Saber identificar os acertos e falhas é uma grande estratégia para manter o estabelecimento em constante crescimento e lucro. Porém, nem sempre é simples identificar por onde começar e como conseguir organizar tudo.
Com uma gestão direcionada é possível mensurar onde estão esses erros em tempo de ajustá-los, assim como otimizar os acertos. Dessa forma, é possível controlar gastos e reduzir custos, além de manter a credibilidade envolvendo o nome da sua empresa.
Existem também questões de análise e atenção que servem como uma boa estratégia e para facilitar, iremos apresentar essas dicas para você.
Como manter uma boa gestão no estabelecimento?
Engana-se quem pensa que para manter o funcionamento basta ter a matéria-prima apenas. De fato, é importante não faltar gasolina e/ou diesel e deixar seu consumidor na mão, mas apesar de saber quando há necessidade de abastecimento também se enquadrar na gestão ideal, ela não se baseia apenas nisso.
Além dessa questão, são inúmeros pequenos detalhes que fazem uma grande diferença numa somatória. Podemos começar citando um deles, que é o cuidado quanto ao meio ambiente. Empresas que abraçam essas causas ganham mais reconhecimento e automaticamente se tornam prioridade para seus consumidores.
E avaliando o mundo em que vivemos, é importante ter uma visão ecológica e ambiental preservando ao máximo os cuidados que se pode ter com o planeta.
Hoje, existem normas que regulamentam e até mesmo impõem essa modalidade dentro dos estabelecimentos. Isso visando que haja responsabilidade ambiental, reduzindo e amenizando questões que envolvem a poluição e até mesmo o vazamento de combustíveis.
E para questões de cuidado do gestor é indicado como maneira de controle o conhecimento sobre as válvulas e bombas utilizadas, se deve manter atento a elas e elaborar um plano de contenção para estar preparado em caso de ocorrer algum problema inesperado.
Sabemos que postos de combustíveis são locais que precisam de atenção por conta dos riscos, como por exemplo, uma explosão, assim como seus vazamentos.
Outra questão que é até mesmo um tanto quanto simples de ser resolvida se baseia no atendimento. Sim, uma atenção quanto a simpatia e conhecimento sobre os produtos oferecidos podem fazer a diferença e refletir no lucro do posto.
Investir em aperfeiçoamentos, treinamentos de vendas e atendimento está entre as dicas mais fundamentais para gestão de empresas. Além disso, o posto vai além do combustível, pois existem outros serviços e produtos como palhetas de para-brisa, trocas de óleo, lavação, entre tantas outras opções que agregam valor na finalização da conta.
O frentista que sabe ofertar seus itens, junto de uma boa conversa, aumenta o ticket médio da venda e assim aumenta os lucros finais. Sem contar que não importa o local, o cliente sempre retorna quando possui um vínculo e é bem recebido.
Outra dica valiosa é pensar na segurança, esse tipo de estabelecimento costuma envolver giro de dinheiro e pensar na segurança do patrimônio não é errado, assim como também a segurança dos colaboradores e clientes. Para isso é indicado investir em itens como alarmes, câmeras e vigilância.
Apesar de envolver investimento financeiro, isso pode poupar grandes perdas futuramente.
Para próxima dica, pensamos sobre as atualizações do mundo digital, é interessante analisar sobre como inserir o seu negócio neste mundo. A inovação deve ser sempre cogitada quando se busca destaque entre outros concorrentes.
O marketing (não apenas no digital), é uma ótima ferramenta para mostrar seus produtos, serviços, local e a realidade do seu estabelecimento, através disso aumenta seu alcance, o reconhecimento no mercado e ainda poderá trazer mais resultados lucrativos.
Mas lembre-se, é impossível fazer tudo sozinho. O dono da empresa pode ser participativo e estar presente em diversas etapas? Sim, é possível!
Porém entenda que são diversas áreas que afetam uma boa gestão. Pode haver um administrador, mas que contará com auxílio de pessoas e empresas que poderão facilitar e trazer qualificação para suas estratégias.
Por fim, como manter toda a organização?
Implantar essas dicas é uma boa oportunidade de melhorias para a empresa, mas manter o controle de tudo não está entre as atividades mais fáceis, por isso também indicamos sistemas que colaborem com isso.
O sistema POSTOGESTOR é um destes que facilita e favorece, com ele você terá acesso a indicadores de desempenho, podendo monitorar tudo que acontece dentro da sua empresa. Além disso, também recebe alertas tanto para reabastecimentos, quanto para reajustes de valores, tudo isso ao alcance das suas mãos.
Com o PG MONITOR é possível ter acesso a gráficos de vendas podendo ser acompanhados diariamente, ou ter as informações do mês anterior. Criar escalas de projeção de vendas, ter conhecimento sobre quais produtos são mais vendidos, favorecendo a organização e abastecimento dos estoques.
Esses métodos de controle são extremamente efetivos e causam um impacto positivo quando se trata de gestão de postos de combustíveis.
Esperamos que estas dicas tenham te ajudado! E se deseja uma automatização para seu estabelecimento, conte com a Tecnuv, nossos sistemas para postos de combustíveis, lojas de conveniência e TRR’s garantem o controle e organização necessários para uma melhor gestão.
Para saber mais sobre as últimas notícias envolvendo o mundo da tecnologia e cuidado com postos de combustíveis, acompanhe o blog da Tecnuv, estamos sempre trazendo as melhores dicas para o crescimento da sua empresa.
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Até logo!