Apesar de oferecer de certa forma o mesmo produto que os outros locais, há meios de conseguir destaque quando se fala de posto de combustível. A competição entre empresas nem sempre é algo negativo, podendo ser uma corrida justa em busca dos melhores resultados e conversões.
Existem meios e dicas infalíveis que favorecem que seu estabelecimento se sobressaia entre os seus concorrentes. Para isso, basta continuar a leitura para entender mais sobre o que estamos falando!
Como mudar o posto de combustível para obter mais resultados?
A inovação se faz necessária para quem deseja que sua empresa seja um case de sucesso. O problema muitas vezes é identificar onde há possibilidades e o que deve ser modificado para acompanhar o ritmo em atualizações e crescimento.
Antes de apresentar as dicas em si, já deixamos essa informação de bônus, que nada mais é do que investir na busca de diferenciais para se destacar da concorrência, esse pode ser considerado o primeiro passo para mudança.
Se permitir arriscar e avaliar as possibilidades é uma boa proposta inicial. Para isso partimos do princípio da necessidade de se ter uma estratégia, assim evitando investimentos em vão ou riscos de falhas muito grandiosas, então não tenha medo de tentar, mas esteja preparado.
7 dicas para ter destaque em postos de combustíveis
Conheça seu público e sua área de atuação
Para conseguir se diferenciar entre tantos é preciso saber quem são seus concorrentes, o que é atrativo neles e claro, criar vínculos com os clientes que sua empresa já tem.
Esteja atento às movimentações deste mercado, analise quais ações seus principais concorrentes estão fazendo e utilize os pontos fortes para agregar ao seu negócio e os pontos fracos para impulsionar, aplicando a solução no seu estabelecimento.
O que faz a empresa continuar funcionando são seus clientes, sendo assim eles devem estar sempre no foco de toda estratégia.
Saber quem são, quais são suas dores e quais soluções buscam no seu ponto de venda é um bom conteúdo para usar a seu favor. Inclusive, campanhas personalizadas ao público-alvo são boas oportunidades para destaque e diferenciação entre os concorrentes.
Marketing digital
Outro item que poderá ser usado a favor no posto de combustível é usar o marketing digital, ou seja, se mostrar presente não apenas como local físico, mas também ao alcance das mãos de qualquer cliente.
Nas redes sociais é o local ideal para mostrar o quão diferente é seu estabelecimento, apresentar as vantagens que possui e principalmente interagir com seu cliente. Esteja atento para responder dúvidas e construa junto da estratégia conteúdos que são relevantes.
Para começo é válido utilizar o clássico 3 pilares: conteúdo, relacionamento com o cliente e produto. O conteúdo favorece o alcance das suas publicações, o relacionamento com o cliente agrega quanto aos vínculos que criam e o produto mostra o potencial que possui com qualidade e direciona a conversão para a venda.
Essa não é uma tarefa simples, por isso, vale investir em uma equipe para acompanhar, identificar o que funcionará bem ou não e ajustar a melhor estratégia.
Atendimento e colaboradores
O chamado customer experience vem ganhando destaque, pois todo cliente não deseja mais apenas consumir, mas também ter experiências durante essas ações. Cabe nessa estratégia que o gestor se atente aos detalhes que podem trazer diferenciais, isso pode ser feito junto do atendimento, com ofertas diversificadas.
Brindes, descontos especiais ou outras vantagens são algumas das ações a serem aplicadas no estabelecimento junto desta estratégia.
E como falamos, o atendimento também faz parte desta experiência. Sendo assim, é interessante pensar sobre treinamentos, pesquisas de atendimento ao cliente e claro, suporte ao colaborador.
A credibilidade da empresa começa com o contato no atendimento, mas o colaborador também é motivado a prestar um bom atendimento? Programas de bonificação e recompensas para os destaques da equipe favorecem a aplicação de boas estratégias de atendimento.
E lembre-se que é muito melhor valorizar quem já está na equipe e manter suas atualizações do que a procura por novos integrantes e preparações desde o começo.
Use a tecnologia a seu favor
Uma das maneiras mais práticas de organização é investir em softwares especializados para este nicho. Um exemplo é o aplicativo do POSTOGESTOR, chamado PG Mobile.
Com ele é possível receber alertas seja de um certificado expirando, alterações de preço dos combustíveis, caixas não conferidos e um dos itens principais: alertar sobre o estoque baixo dos tanques, facilitando muito mais a visualização e controle das informações.
Poder acompanhar tudo de onde estiver facilita ainda mais para o gestor, mas também possibilita entender tudo que acontece dentro do posto de combustível, também favorecendo a implantação das dicas anteriores e campanhas para atração do público-alvo, este se torna uma carta na manga para quem busca diversificação da concorrência.
A eficiência também gera resultados positivos para seu estabelecimento, lembre-se disso.
Lojas de conveniência são diferenciais
Ter mais produtos além de apenas combustível também é visto como diferencial, além de agregar maior valor para vendas, clientes preferem otimizar suas pausas e nada mais prático do que enquanto abastece, comprar itens que precisava.
E atualmente existem variados formatos, incluindo não apenas produtos de urgência, mas também padarias, farmácias e praças de alimentação. Vale pesquisar e ver qual formato melhor se adapta com seu público.
Programas de fidelidade
Essa é uma dica que engloba algumas outras apresentadas anteriormente. Unir um bom atendimento, vantagens ao cliente e um programa de fidelidade favorece que a rotatividade deste mesmo cliente continue e que a mensagem seja repassada a outros como uma boa indicação.
Assim, além do retorno garantido deste, ainda haverá novos em busca desse benefício que só seu posto oferece.
Novas formas de pagamento
Com as atualizações tecnológicas, optar por pagamentos com QR-Code ou maquininhas disponíveis para pagamento com aproximação agilizam muito o processo de pagamento e acabam se destacando também entre as concorrentes.
Cada vez mais será utilizado essa forma de pagamento, vale investir desde já nesta ideia.
Agora é hora de colocar estas dicas em prática! E caso esteja buscando por otimização, conte com a Tecnuv, nossos sistemas para postos de combustíveis e lojas de conveniência garantem o controle e organização necessários para seu dia a dia.
Para ficar por dentro das últimas notícias sobre gestão e atualizações tecnológicas, acompanhe o blog da Tecnuv.
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Até logo!