Gestão de estoque para posto de combustíveis: o que é e qual a importância

Escrito por
Publicado em
Compartilhar
Quatro bombas de combustível alinhadas, nas cores preto, azul, amarelo e vermelho, com estoque em dia.

Como uma regra universal, tudo que é em excesso de alguma forma não faz bem. Isso também vale para quando se fala de abastecimentos na gestão de estoque em postos de combustível.

Para que qualquer negócio funcione de maneira correta, todos os caminhos levam a questões de organização e planejamento, tanto para que o estabelecimento tenha seu fluxo de funcionamento dentro do previsto, como também evitando prejuízos financeiros por desatenção.

Mas como saber controlar o estabelecimento? Como identificar que deve acontecer a reposição de estoque? E principalmente, quando isso deve ocorrer?

Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe, siga a leitura e tire todas essas dúvidas!

A importância na gestão de estoque

Grande parte dos postos de combustíveis atuam com um nível de estoque abaixo do esperado, e isso acontece devido aos gestores não obterem o conhecimento necessário para manter seus abastecimentos. Desta forma, acabam colocando em risco seus lucros de uma forma direta.

E por que envolveria os lucros? Nós explicaremos agora mesmo! Além de o cliente ir em busca do seu produto e não encontrar, ainda há mais chances de perder qualquer nível de fidelização que poderia já ter conquistado.

Para chegar a esta conclusão é simples, basta se colocar no lugar do seu consumidor. Imagine estar saindo para uma viagem importante, ou principalmente atrasado para o trabalho e acabar perdendo mais tempo por conta de não ter disponível o que obrigatoriamente deveria ter no seu estabelecimento.

Dessa forma, além de já perder o lucro deste abastecimento, as chances de chatear seu cliente e ele não retornar mais aumentam, se tornando também um prejuízo a longo prazo.

Analisando a parte positiva de se ter uma boa gestão de estoque, com essa estratégia há sempre um equilíbrio entre a compra dos itens necessários e a saída em vendas, alinhando seu armazenamento de forma suficiente.

E uma vez organizados, é necessário ainda atenção e manutenção para manter o fluxo adequado com o movimento. Para isso, também é importante estudar seu negócio, entender quem é seu público-alvo e qual o giro que possui seu posto de combustível envolvendo a frequência em meses.

Detalhes como este fazem uma bela diferença, inclusive agem de forma positiva no fluxo de caixa, pois assim é visto questões como as dos excessos.

Entendendo a realidade e proporção do seu posto, é possível mantê-lo sem sobrar e muito menos faltar a matéria-prima.

Para evitar falhas e conquistar seus clientes há sempre uma opção, uma das mais práticas e garantidas é o planejamento e execução da gestão de estoque.

O primeiro passo da maneira que aconselhamos é a utilização do aplicativo POSTOGESTOR Mobile, que além de vários benefícios também contribui para o controle de estoque emitindo alertas quando os tanques estão com baixo estoque. Assim, poupando a obrigatoriedade de um controle mais rígido e analítico de forma manual.

Meios de analisar seu estoque

A indicação do aplicativo é interessante exatamente por ter a solução direta para o maior questionamento e principal dificuldade de quem gerencia postos de combustíveis, que é: saber quando reabastecer os tanques.

Com o sistema do POSTOGESTOR, isso surge em um alerta sem que precise grandes esforços, porém caso opte por seguir de forma manual, o gestor precisará monitorar com extrema atenção seus níveis para evitar que erros aconteçam.

Um dos meios para analisar os níveis é compreender a proporção de vendas relacionado à quantidade de combustível que possui. As informações mais importantes para esse tipo de monitoramento são: os produtos mais vendidos, a litragem em média para cada abastecimento e os horários de maior movimento.

Outro item válido para controle e análise, é o chamado LMC (Livro de Movimentação de Combustível).

Através dele é possível acompanhar as entradas e saídas diárias, as movimentações do combustível, a redução dele também, considerando o que restou ao final do dia. Assim como também consegue apurar informações em casos de vazamentos, desvios e/ou roubos.

Estoque de segurança

Essa é uma dica valiosa para evitar grandes transtornos futuros, poupando a preocupação com o fato de existir o receio quanto a demanda, é indicado definir um estoque de segurança como precaução.

Para definir a quantidade que deverá ser armazenada, será preciso observar os dados que informamos anteriormente, por isso é importante o conhecimento sobre a empresa. Com essas informações é possível estipular uma média de saída do produto.

Contatos e flexibilizações

O networking nesses momentos também agrega vantagens, pois manter uma relação saudável com os fornecedores e principalmente seus distribuidores favorece muito quando é preciso de atendimento na reposição do combustível, além da negociação quanto ao frete. Esses detalhes fazem diferença ao fechar a conta do preço final do produto.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a distância entre o fornecedor e seu ponto de venda, principalmente para a entrega agilizada em casos de urgência. Por isso é tão importante cogitar a hipótese de ter um estoque de segurança e manter bons contatos.

Por que investir na gestão de estoque?

Lembrando que estamos falando da matéria-prima principal que mantém seu negócio e responsável por seu lucro, o que já seria uma ótima justificativa para implementar essa tática de controle no seu ponto de venda.

Entretanto também possui outras questões como o poupar qualquer falha, tanto em seu sistema interno (como queda na margem de lucro, aumento de despesas etc.), quanto com seus clientes.

Agregar sistemas como o do POSTOGESTOR também evita a perda de produtos, desperdício de tempo e retrabalho.

Nada mais tranquilizante do que ter certeza de que a empresa está se movimentando de forma segura.

Esperamos que estas informações tenham te ajudado! E caso esteja buscando por otimização, conte com a Tecnuv. Nossos sistemas para postos de combustíveis e lojas de conveniência garantem o controle e organização necessária para seu dia a dia.

Para ficar por dentro das últimas notícias sobre gestão e atualizações tecnológicas, acompanhe o blog da Tecnuv.

Aproveite e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até logo!

Tecnuv Sistemas – POSTOGESTOR