A análise de dados é relevante para um posto de combustíveis?

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Análise de dados - por que usar no seu posto de combustíveis

É importante ter uma compreensão abrangente de todas as atividades que ocorrem em sua empresa, especialmente quando se trata de postos de combustíveis, onde o produto principal pode ser encontrado em muitos lugares diferentes. Essa compreensão é uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio. Por isso, a análise de dados se torna indispensável.

Ela permite obter um alto nível de conhecimento, seja para o entendimento sobre o desempenho dos colaboradores, para obter mais respostas sobre as vendas e até mesmo para saber mais como é o relacionamento direto com o cliente, entre outras possibilidades.

Combinar esse tipo de conhecimento com a gestão não só ajuda a entender melhor todas as atividades que ocorrem dentro do estabelecimento, mas também contribui para determinar futuras ações com mais precisão e eficácia.

Para entender melhor como funciona a análise de dados, continue a leitura deste artigo! Com nossas dicas, você terá o que precisa para tornar seu posto de combustíveis um case de sucesso!

O que engloba a análise de dados dentro de um posto de combustíveis e loja de conveniência?

 Cada vez mais se fala sobre estratégias de marketing reunindo tecnologias para um maior desempenho em diversos segmentos, assim como também o maior conhecimento sobre o comportamento dos clientes.

Apresentando ferramentas e recursos, hoje em dia o acesso a essas informações é facilitado e através delas há uma otimização do tempo e auxílio para que os planos de negócio sejam colocados em prática.

Ações como a análise de dados favorecem as empresas para que ganhem destaque por conseguir trazer sempre melhorias para seus estabelecimentos.

Quando ocorre a análise qualificada é possível transformar informações em bons aliados para aplicação dessas melhorias não somente para o cliente, mas também para a própria empresa e no desempenho da sua equipe.

Com acesso a esse tipo de sistema há a capacidade de prever tendências no comportamento do consumidor, assim como o controle de produção de estoque.

E por falar em comportamento do consumidor, esta temática vem sendo muito discutida dentro da área de marketing, pois a melhor maneira de fidelizar os clientes é entendendo sua relação de consumo, quais soluções ele busca e o que leva ele à procura por determinado estabelecimento.

Esse formato de estratégia cria o suporte necessário para que ações sejam mais eficazes. Para isso, podem ser usadas ferramentas como: e-mail marketing, plataformas de gestão, ferramentas para automação de tarefas, assim como também desenvolvimento de planilhas e relatórios.

Desta forma se evita retrabalhos, reduz chances de falhas em decisões, e pode inclusive reduzir custos. Sendo assim, já é possível identificar grandes benefícios em aplicar a análise de dados junto da rotina de funcionamento do seu negócio, não é mesmo?

Como funciona a análise de dados?

 Agora que temos o conceito do que é a análise de dados, é possível entender como funciona sua aplicação real dentro do nicho de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

E para isso separamos alguns itens que além de importantes para o sucesso do estabelecimento, também comprovam as vantagens de agregar esse método no seu plano de negócios.

Participação nas tomadas de decisão

Citamos anteriormente que isso contribui nas decisões, porém, como acontece? Em empresas convencionais, com pouco acesso à informação, as decisões se baseiam muito de forma intuitiva e é neste momento que erros podem acontecer.

Com os dados, há uma otimização, seja pelo fato de ter acesso em tempo real a eles, seja pela gestão de relacionamento com o cliente, ou pelos relatórios que podem ser gerados instantaneamente. Através disso, histórico de vendas, controle de estoques e histórico de compras podem ser analisados para tomada de decisão e gestão do posto de combustíveis.

Sendo assim há um controle para que não haja excessos e gastos desnecessários, como a compra de itens sem tanta procura, assim como se torna possível identificar itens que não podem de jeito nenhum faltar no seu estabelecimento. Também é possível criar ações específicas para o perfil dos clientes que circulam por ali, criando meios de fidelização.

Análise de dados com o Postogestor - Tecnuv

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Direcionar toda sua equipe

A partir do momento que há informações, é preciso utilizá-las para conversão. Sabendo o que possui maior procura e o que está em baixa, é possível trabalhar com a equipe de atendimento para realização de ações de vendas.

Para alcançar esse objetivo, é preciso orientar os funcionários a realizar vendas adicionais, como oferecer um serviço de troca de óleo durante o abastecimento ou incentivar os clientes a comprar na loja de conveniência enquanto abastecem. Isso pode aumentar o valor médio de compra por cliente e, consequentemente, aumentar o lucro da empresa.

Ter acesso ao desempenho de cada vendedor e do time como um todo faz com que seja mais fácil avaliar onde há falhas e o que é preciso mudar para melhorar. Assim como é interessante aplicar métodos de motivação, envolvendo metas e bonificações, se baseando nos relatórios de conversão.

Usufruir desses dados de todas as formas possíveis é o que torna esse método um sucesso.

Estar um passo à frente

Com a análise de dados é possível saber quais são os pontos de dor dos seus clientes e assim oferecer soluções que até mesmo eles poderiam não ter cogitado. Um exemplo disso é saber, pelo seu histórico, quando está na hora da sua troca de óleo.

As plataformas de gestão como o POSTOGESTOR são úteis também para isso, gerar registros específicos de cada cliente e assim poder oferecer serviços e produtos não apenas na hora certa da sua necessidade, mas também de forma personalizada.

Agora é hora de colocar em prática tudo que foi aprendido durante a leitura deste artigo e para isso nada melhor do que contar com um sistema que auxiliará na captação desses dados.

Utilizando o POSTOGESTOR, é possível acessar todos os dados importantes para a gestão e organização do seu negócio, gerar relatórios e, assim, tomar as melhores decisões.

Com um aplicativo na palma das suas mãos, você terá acesso completo aos dados do seu posto de combustíveis e lojas de conveniência, não importa onde esteja, pois seus dados ficam armazenados diretamente na nuvem e de uma forma segura.

Utilize a tecnologia a seu favor e tenha destaque entre a concorrência!

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