3 dicas para aumentar o lucro do seu posto de combustível

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3 dicas para aumentar o lucro do seu posto de combustível

Manter a rentabilidade de um estabelecimento não é uma tarefa fácil, mas existem maneiras de trazer lucro para um posto de combustível que diversas vezes passam despercebidas dentro da rotina administrativa.

Pensando em meios de colaborar para a solução do seu problema, selecionamos 3 dicas valiosas para impulsionar o crescimento do seu negócio e atrair cada vez mais clientes. Continue a leitura para aprender sobre!

Como manter a rentabilidade do seu posto de combustível?

Analisando os dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, foi visto que existem em média 40 mil estabelecimentos no segmento de posto de combustível apenas no Brasil. E o que diferencia o seu entre eles?

Hoje, os postos estão disponíveis em todas as regiões, sem limitações de localizações, sendo elas tanto em rodovias, como em pequenos bairros. Isso se torna o primeiro e maior desafio entre as concorrências, o destaque.

Para obter bons resultados, é preciso primeiramente o entendimento de que para atingi-los é necessária a somatória de um conjunto de ações, planejamento e inteligência de negócios. Pois, somente desta forma, será possível aumentar o lucro e ao mesmo tempo tentar ao máximo a redução das despesas.

A rentabilidade do seu posto de combustível dependerá disso, então é hora de inovar e não ter receio de agregar detalhes importantes que farão a diferença.

Comece olhando ao seu redor. Selecione seus diferenciais, quais os benefícios que você oferece e sua concorrência não? Após isso, basta seguir a lista que separamos com 5 dicas valiosas.

Como aumentar o faturamento do posto de combustível?

 Lembre-se daquele ditado um tanto quanto clichê, “servir bem, para servir sempre”. Para manter seu lugar no topo e faturar, a mudança é necessária, assim como a constância de seguir essas alterações a longo prazo.

Veja a seguir as dicas para o seu posto de combustível e tente enquadrá-las dentro do seu modelo de negócio, elas serão úteis.

1ª Dica: O que seu estabelecimento oferta também pode ser um diferencial

Não é porque seu nicho é focado em abastecimento e combustíveis que deverá se limitar somente a isso. Ampliar a diversificação de produtos e serviços garante um atrativo a mais de forma imediata.

Além de serviços como troca de óleo ou lavação de automóveis, existem outras diversas opções que podem ser incluídas.

Atualmente, os postos de combustíveis se tornaram também um local que é utilizado para os chamados “happy hours”, sendo um ponto de encontro. Assim como também agregando boas opções em galerias comerciais, oferecendo outros produtos e serviços.

E não pense somente na loja de conveniência. Essa, de fato, é extremamente útil, mas se houver mais espaços livres, por que não os otimizar? Podendo ter uma farmácia, uma lotérica, uma padaria, ou até mesmo algum food service diferenciado.

Pensando sobre as questões financeiras, nessas situações poderá ser feito um investimento próprio, o que trará lucro próprio. Ou, se preferir alugar espaços para empreendimentos terceirizados, você ganhará com o aluguel, o que auxiliará na diluição dos custos operacionais.

Quanto mais pessoas circulando pelo seu posto de combustível, mais chances de conversão em lucro para o seu negócio.

2ª Dica: Saiba com quem está falando, descubra e entenda seu público

É de extrema importância saber o que seus clientes buscam no seu estabelecimento, pois isso fará com que eles permaneçam voltando. Por essas questões, vale investir inclusive em programas de fidelidade.

Entretanto, antes de qualquer coisa, é preciso avaliar qual a melhor estratégia para trazer lucro ao seu posto de combustíveis.

Pesquisas são úteis para agregar informações e, uma boa opção, é utilizar os atendentes do posto nesse processo. Eles possuem contato direto com o cliente e podem ser uma fonte de conhecimento sobre eles.

Possuindo os dados sobre seu público-alvo, é possível criar ações mais assertivas e cativar não somente os que já frequentam, mas também os que ainda receberão as ofertas do seu negócio.

Nesses momentos também é importante ter o controle sobre o seu próprio posto de combustíveis, entender o que possui maior rotatividade, quais são os dias de maior ou menor venda e movimento. Esse tipo de informação auxilia no desenvolvimento de promoções que podem atrair o olhar dos clientes.

Para isso acontecer, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Softwares específicos para postos de combustíveis e lojas de conveniência se tornam um grande aliado para esse fim.

O POSTOGESTOR é um belo exemplo a ser citado, pois com ele é possível criar relatórios e coletar dados para o desenvolvimento destas ações.

3ª Dica: Cuidados nunca são demais

E por falar em controle e organização, regulamentações e desperdícios também fazem parte da construção da credibilidade do seu negócio, o que o torna também um destaque entre a concorrência.

A melhor maneira de evitar perdas é ficar atento aos estoques e estar sempre alinhado com a demanda. Desta forma, você terá sempre a quantidade para o giro previsto ao seu estabelecimento e evitará o estoque sem necessidade.

Isso contribui também para a manutenção da saúde financeira do seu estabelecimento.

Referente a seguir as regulamentações, isso também influencia nas reduções de gastos. As multas ambientais, por exemplo, costumam ter um valor alto, além de sujarem a imagem do posto de combustível.

Por esses motivos, é indicado ter um bom sistema de gestão como o POSTOGESTOR, citado anteriormente. Com esse recurso, é possível facilitar o controle para alvarás e documentações. Evitar imprevistos e prejuízos é sempre uma boa escolha para quem visa os lucros do seu negócio!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado! Agora é hora de colocar tudo em prática, então conte com a Tecnuv para lhe auxiliar nesse processo.

Nossos sistemas para postos de combustíveis e lojas de conveniência garantem uma maior otimização, além do controle e organização necessários para seu dia a dia.

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