Muito se engana quem pensa que estipular metas é método de pressão e não um meio de otimização da produtividade, podendo ser bom para ambos os lados.
Em meios corporativos a falta de metas e objetivos pode guiar a diversas falhas, frustrações para a empresa e a desmotivação dos seus colaboradores. Para quem busca melhores resultados e identificar quais os destaques da sua equipe, essa é uma das soluções mais assertivas.
Entretanto sua estruturação deve ser bem planejada, além de definir metas é preciso também mensurar o desempenho e retribuir os esforços feitos para atingi-los.
Porém como fazer isso? Como inserir este método no seu negócio? Lendo este artigo você saberá! Continue a leitura e saiba mais.
O que é o conceito de metas de produtividade?
As metas são desenvolvidas como indicadores individuais, com elas é possível analisar e entender como está o desempenho de cada integrante da sua equipe. Entretanto, é também preciso que estejam vinculadas a objetivos gerais da empresa e como meio de incentivo ao colaborador.
Esses “desafios” nada mais são do que tarefas, ou o próprio resultado específico de alguma atividade feita com foco em atingir um objetivo final. Para sua estruturação é necessário ter prazos e números específicos, assim como os objetivos. Um exemplo é: aumentar o rendimento dos atendimentos em 40%.
Para definir isso, é necessário responder a perguntas como: o que é preciso para atingir essa porcentagem? Como atrair mais clientes para isso? Como otimizar os processos para alcançar este objetivo? O que os colaboradores necessitam para tornar isso possível? As respostas serão o direcionamento para a construção dessas metas.
A intenção para essas metas de produtividade é aumentar a produção, mas sem necessidade de elevar custos ou recursos, assim como não é a intenção comprometer a qualidade final das entregas.
É importante avaliar o funcionamento do seu negócio, pois isso será fundamental para estabelecer as metas. Um exemplo é, se normalmente seu posto de combustíveis recebe 60 atendimentos e possui dois colaboradores nesse período de tempo, uma meta poderia ser de cada um dos atendentes ter no fim do seu horário convertido em vendas 30 cada um.
Se ao fim um colaborador tiver 35 e outro 25 atendimentos, se torna possível visualizar qual deles está sendo mais produtivo e assim entender os motivos que fazem isso acontecer.
De forma resumida, as metas de produtividade mostram essa capacidade de produção entre uma equipe que possui os mesmos recursos, podendo eles serem financeiros, humanos ou disposição de tempo, todos sem deixar de lado a qualidade da sua entrega.
É essencial lembrar que os colaboradores são os responsáveis por representar a empresa, portanto, sua satisfação é de grande importância para garantir a qualidade do atendimento.
Com este formato de trabalho a performance dos colaboradores é aumentada, o que reflete inclusive no caixa da empresa, já que todos podem participar, como frentistas, operadores de caixa, colaboradores da loja de conveniência e quem mais achar necessário, basta fazer as adaptações necessárias.
Estabelecer essas metas é indispensável para quem busca maiores resultados dentro de uma rotina em um estabelecimento e essa é uma das ferramentas mais integrativas e motivadoras para os funcionários.
Ela mostra perspectivas de confiança do gestor em suas atividades, incentiva o crescimento e dedicação dentro da hierarquia em cargos e ensina o valor em atingir objetivos. E para entender melhor como funciona e até mesmo começar a inserir essa ideia dentro da empresa, separamos ótimas dicas para te ajudar.
Como inserir metas para produtividade no seu negócio
Entenda do seu negócio para estipular metas e saiba reconhecê-las
Como o posto de combustíveis é uma empresa privada, há uma grande liberdade para criação de metas e estipular objetivos, por isso é preciso saber o que são “metas atingíveis” antes de exigir da sua equipe mais do que é possível entregar.
Outra questão que é interessante ser agregada é a bonificação para quem mostrar bons níveis de produtividade. Lembre-se que a motivação também é meio de retorno no lucro. Assim como reconhecer os esforços da equipe está entre as ações indispensáveis quando se aplica metas de produtividade.
Feedback e reuniões periódicas
Ao começar a aplicar esse formato de trabalho é necessário um monitoramento para ver como está sendo recebido entre a equipe, por isso a importância do feedback.
O acompanhamento também deve ser feito para analisar o que de fato vem funcionando e o que deverá ter ajustes para melhorias. Afinal, este método pode ser utilizado a longo prazo e conforme o tempo passa poderá haver necessidade de mudanças.
Atenção e cuidado com e para a sua equipe
Já cogitou a importância que tem os treinamentos para otimização do atendimento? Através de atividades como essas há maiores contribuições para os seus clientes e serviços para o seu posto de combustíveis como calibragem de pneus, troca de óleo e até mesmo a limpeza dos para-brisas.
Investir em treinamento é também uma maneira de valorizar o colaborador que não está apenas desempenhando suas funções, mas também buscando crescimento e reconhecimento dentro da empresa.
Otimização do tempo
Com as constantes atualizações tecnológicas, é possível que o seu negócio seja favorecido, pois sistemas de gestão podem otimizar o tempo dos colaboradores, eliminando trabalhos manuais e proporcionando mais agilidade no atendimento aos clientes.
Outras vantagens incluem a redução de erros e facilitação do controle de informações sobre o estabelecimento para os gestores.
E para tornar essas dicas mais eficientes, conte com um sistema para te guiar, para isso o POSTOGESTOR inclui ferramentas como o PG Metas e Produtividade. Com ele é possível definir metas, além de permitir o monitoramento de produtividade em gráficos de toda a equipe para auxílio do controle de conquista dos objetivos.
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