Buscar diferenciais é sempre uma boa alternativa para aqueles que desejam se destacar entre os seus concorrentes e programas de pontos para fidelização de clientes são uma ótima opção.
Engana-se quem pensa que esses programas são compatíveis somente com as grandes empresas, pois na verdade eles se adaptam de boas formas com estratégias relacionadas aos pequenos empreendedores também.
Entretanto, para aplicar esse método é necessário algumas informações e dicas são muito bem-vindas, por isso selecionamos tudo que é preciso fazer e as vantagens de optar por um programa de fidelidade. Continue essa leitura e aprenda mais sobre!
Quais as vantagens da implementação de programas de fidelização?
Vamos primeiro falar sobre os benefícios que este método pode trazer ao estabelecimento, antes de então falar como fazer para implementar ele e para isso trouxemos um estudo que foi feito e seus dados que comprovam essa vantagem.
Em 1990, Frederick Reichheld constatou que a retenção de clientes é vinculada de forma proporcional ao aumento de lucros da empresa. Sendo ele considerado uma referência sobre estudos envolvendo a lealdade dos consumidores, torna ainda mais entendível que essa possibilidade é real.
E segundo seu estudo, em um crescimento de 5% na retenção de clientes é possível gerar uma média de 25% a mais no lucro para a empresa. Conforme o tempo foi passando, Reichheld pôde inclusive confirmar que com a chegada dos anos 2000 e a era da internet, esses fatores não alteravam os resultados.
Isso reforça como a fidelização de clientes e a bonificação através de programas de pontos são uma ótima estratégia para obtenção de lucros. Com essa atividade inclusa, o consumidor se sente estimulado a manter o comportamento de seguir frequentando o mesmo estabelecimento e até mesmo aumentando suas idas em busca de bonificações.
Foi comprovado também que 58% dos consumidores que participam deste tipo de programa retornam com uma frequência mensal, assim como 83% dos clientes afirmam que possuir programas de fidelidade influencia no seu relacionamento com o estabelecimento.
Essa fidelidade é construída através de três fatores: o relacionamento, que é o vínculo feito entre a empresa diretamente com o cliente; o reconhecimento, que é o destaque que o posto de combustíveis terá em relação aos seus concorrentes; e recompensa, que é o incentivo ao consumidor.
Como criar e aplicar um programa de fidelidade em postos de combustíveis?
O primeiro passo se baseia no estudo de quem é seu público, o que eles gostariam de encontrar no seu posto de combustíveis e ter entendimento também do que o seu estabelecimento tem a oferecer.
Após isso, é o momento de criar estratégias, identificar quais alternativas motivacionais poderão ser utilizadas e construir o método de gamificação, que consiste em atingir metas e ganhar prêmios em troca disso.
É importante não perder o foco, que é fazer o seu cliente sempre lembrar de você quando pensar em abastecimentos, produtos, ou serviço que seu posto de combustíveis possui.
Tente ser original, desenvolva atividades mais personalizadas e claro, lembre-se que promessa é dívida. Oferte somente o que poderá entregar e se atente às regras, elas devem ser claras e objetivas, isso também evitará maiores problemas futuros.
Estes programas de bonificações por fidelização podem ser estruturados a partir do abastecimento, ou da compra de produtos, o uso de serviços, ou até mesmo unindo itens em combos. Os pontos podem ser divididos por categorias como, por exemplo, o produto de maior valor também resulta em mais pontos.
Os benefícios podem ser divididos em dois formatos. Os cumulativos, que é quando o cliente vai acumulando seus pontos em cada transação efetuada e então após isso troca por mercadorias, um serviço, ou alguma vantagem.
Já o instantâneo é quando o cliente é contemplado com a recompensa de forma imediata como, por exemplo, o já conhecido “pague por menos e leve a mais”, que atualmente vem sendo mais aplicado em formato de cashback.
Defina a melhor maneira de premiar, mas organize-se para ter o controle disso. E entenda que escolher os itens incluídos no programa também é um meio de incentivo ao consumo dos mesmos no seu estabelecimento.
Se a saída de etanol está em baixa, por exemplo, crie algo voltado a esse item para que os clientes optem por essa opção, seja ganhar mais pontos ou garantir melhores prêmios.
Uma forma de auxiliar na construção deste programa é ter junto um sistema integrado com o posto de combustíveis, assim como o POSTOGESTOR, que além de controle e relatórios, poderá te dizer quais produtos estão saindo mais, ou menos.
O aplicativo do POSTOGESTOR possui controle para estoque com as saídas, vendas, combos, kits e produtos compostos, então através dele fica mais fácil identificar quais produtos deverão ser priorizados para potencializar suas vendas.
Pensando sobre como funciona o mercado atual, sabemos que um gestor às vezes possui muitas tarefas e tempo limitado, então utilizar a tecnologia para contribuir nessa melhoria dentro da empresa é uma boa escolha.
Dentro deste sistema que citamos também existem ferramentas que favorecem o trabalho da fidelização do cliente, pois com ele é possível controlar o saldo de pontos por cartão ou CPF, permite o resgate ser uma forma de pagamento como um vale-fidelidade, ou brinde.
Com ele também é possível a integração com o PG Web, o PG Monitor e o aplicativo ePosto, onde o cliente poderá ter o controle das informações.
Para quem busca de fato estar atualizado e ter um diferencial dentro do seu negócio, é de grande valor ter ferramentas tecnológicas para oferecer, pois isso também facilita o trabalho de fidelização com o cliente.
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