A busca por diferenciais se torna cada vez mais importante quando se trata de negócios de concorrência muito presentes. Postos de combustíveis estão espalhados em todos os lugares e são itens de necessidade rotineira para quem possui automóvel, mas o que faria o seu especial?
Nessas horas agregar benefícios e se atentar aos detalhes agrega credibilidade e chama a atenção do cliente que por fim o colocará como prioridade em sua lista de uso e de indicações.
Entretanto, para isso é de fato necessário modificar itens e se dedicar em outros tornando assim seu estabelecimento um exemplo e um case de sucesso.
Para entender mais sobre essas estratégias, basta continuar essa leitura e aproveitar as melhores dicas para começar agora mesmo a mudança no seu negócio.
Por que o atendimento está entre as dicas mais valiosas para um bom resultado?
Clientes muitas vezes estão presos às suas rotinas e correrias diárias, obviamente optam por locais com boa localização, preço e qualidade de produtos, mas isso é o que qualquer lugar pode oferecer e sim, é importante que tenha esses itens. Entretanto, se destaca quem vai além do óbvio!
A partir do momento que ao abastecer for possível encontrar alguém disposto a ouvir, trocar informações, direcionar e principalmente o receber bem, isso passa a ser também uma prioridade dentro da escolha feita pelo cliente.
É comprovado por pessoas que trabalham em atendimento ao público e em cursos sobre gestão de pessoas, que o ser humano busca por isso: ATENÇÃO. Exatamente por estar preso às rotinas que citamos anteriormente, cada vez mais é sentido falta do contato e cuidado com o outro.
E para cada cliente que passar no estabelecimento, uma nova chance de fidelização acontece. E a cada fidelização, uma nova chance para indicação aos outros conhecidos e familiares. Desta forma, multiplicam-se os frequentadores do seu posto de combustíveis e são eles que irão ajudar o seu negócio a crescer.
Essa seria uma das implementações básicas, mas ainda existem diversas outras opções para potencializar isso e nós iremos apresentá-las agora!
Quais meios de tornar o atendimento ao cliente diferenciado?
Além dos produtos óbvios em postos de combustíveis, apostar em outros produtos e até mesmo serviços também fazem parte dessa fidelização, onde o colaborador terá a oportunidade de ofertar ao cliente mais do que apenas um abastecimento.
Itens como a troca de óleo, lava-rápido e principalmente lojas de conveniência atraem ainda mais os olhares dos consumidores, até mesmo como uma forma de otimizar seu tempo.
Esse fator entra nas questões que falamos sobre se atentar aos detalhes, ter algo a mais automaticamente te eleva entre a concorrência. Porém quanto ao atendimento em si, o que mais pode ser feito? Para te ajudar ainda mais separamos DICAS para um bom atendimento ao cliente:
Treinamentos são de grande importância
A única maneira de garantir que todo conhecimento necessário está sendo entregue aos seus colaboradores é através de treinamentos. E lembre-se que quem está levando o nome da empresa para os clientes são eles, os atendentes.
Não somente treinamentos são bem-vindos, mas também cursos, workshops e palestras, mostre ao colaborador que está ali para ambos crescerem e evoluírem juntos! Isso também servirá de motivação para o colaborador se dedicar ainda mais ao seu atendimento.
Motivação e movimento
Após aprenderem sobre é hora de colocar em prática, não deixe que caia no esquecimento ou que não seja aplicado o conhecimento que foi aprendido. Veja horários de menor movimento para fazer dinâmicas interativas entre a equipe, teste o que foi aprendido e repasse a um número maior de colaboradores.
A ideia é que seja desenvolvido um formato padrão para os atendimentos ao cliente, sendo assim é interessante que sempre seja nivelado se todos estão compreendendo da mesma forma e sabendo as mesmas informações.
Esses eventos também possuem um potencial para união entre equipes e a oportunidade de se permitir errar e aprender uns com os outros.
Quem é o seu cliente?
Entender quem é o seu público fará total diferença quanto aos atendimentos, pois assim é possível compreender até que ponto se pode ser simpático, mas sem ser invasivo.
Aprender também a identificar qual o cliente que de fato gostará de um pouco de conversa durante seu atendimento e aquele que apenas deseja ser prático e rápido. Dessa forma é possível entregar agilidade para os que têm pressa, o que também favorece o resultado final do atendimento, assim como conseguirá dar atenção para os que preferem diálogo e saber mais sobre seu veículo. Ambos poderão ser fidelizados assim.
Lembre-se que os mais comunicativos são ótimas oportunidades para ofertar outras variedades de produtos e serviços que estão disponíveis no seu posto de combustíveis.
Use a tecnologia a seu favor
Ferramentas de gestão podem auxiliar também nessas questões, um exemplo é o sistema POSTOGESTOR, ele auxilia com programas de fidelidade, o que são uma ótima forma de manter o giro dos clientes no estabelecimento.
Assim como também é possível identificar os dias de maior ou menor movimento para as atividades extras com a equipe, ou então saber quais produtos estão saindo mais frequentemente e quais estão parados, permitindo criar ações baseadas nisso.
Com o sistema do POSTOGESTOR, além do controle nas suas mãos, você poderá ter um grande auxiliar nas tomadas de decisões envolvendo seu negócio. Com ele é possível gerar diversos relatórios com gráficos, além de receber alertas para reabastecimento e necessidades de atualização fiscal.
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