7 dicas para ter um posto de combustíveis de sucesso

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Frentista feliz em um posto de combustíveis de sucesso

Para ser um case de sucesso é importante conhecer seu segmento e se poupar de erros facilita a sua jornada. Porém, como saber quais os melhores caminhos para seguir?

Sempre haverá a concorrência, mas com bons direcionamentos é possível se destacar, basta começar seguindo essas valiosas dicas que separamos para quem atua no nicho de postos de combustíveis.

Saiba que o sucesso vai muito além de apenas ofertas, produtos e preços, a sua credibilidade vem junto das técnicas de gestão empresarial que serão aplicadas no seu estabelecimento.

Continue esta leitura para entender mais sobre!

Dicas para um posto de sucesso

DICA 1: planejamento antes de agir

Existem algumas recomendações que podem ser consideradas básicas, entretanto, elas fazem parte da gestão estrutural do seu negócio e através disso é possível saber o que estará ao seu alcance para otimizar o estabelecimento.

E tudo começa com um bom planejamento financeiro, é necessário uma avaliação para entender quanto que há de giro em dinheiro na sua empresa e o quanto é possível para investimentos. E tudo é incluso, do pedido de combustível ao controle de estoque.

Dívidas, custos e despesas mensais também podem falar muito sobre como está a gestão do seu posto de combustíveis, afinal é necessário um saldo positivo para começar as mudanças.

Indicamos que seja feita uma previsão de desempenho financeiro relacionado aos próximos meses, isso deixará sua empresa preparada para o seu crescimento. 

DICA 2: otimizações agregam praticidade na sua rotina

Ter um bom sistema para posto de combustíveis facilita tanto a organização quanto o controle para dar sequência ao planejamento feito inicialmente.

Com um software de automação será evitado retrabalhos e permitirá o acesso a todas as informações integradas em apenas um lugar. 

O sistema POSTOGESTOR, por exemplo, além de reunir as informações, ainda garante agilidade e eficiência. É possível um acesso prático para que o gestor consiga ter o controle até mesmo em dispositivo móvel.

A tecnologia deve andar lado a lado quando se busca otimização para seu negócio e usar ela a seu favor se torna uma carta na manga. Com sistemas de automatização é possível acompanhar e gerar relatórios com maior exatidão, além de reduzir tempo e custos operacionais para isso. 

DICA 3: tenha uma equipe unida e eficiente

São diversos os motivos que reforçam essa indicação, entre elas temos a questão de quem está em contato direto com o cliente são os colaboradores e a fidelização depende deles com um bom atendimento. 

Por isso é importante a motivação deles, bonificações e gamificações envolvendo metas são ótimos métodos para unir os colaboradores. Esse tipo de ação é a garantia de bons resultados, pois um colaborador motivado se dedica ainda mais.

Outra decisão a ser tomada é ver quais são os que participam e almejam crescimento, isso pode ser feito com feedbacks. Sabendo quais são, vale investir em cursos e treinamentos para eles. Essa estratégia será revertida em soluções mais ágeis para o seu cliente, logo um melhor atendimento e possível fidelização. 

DICA 4: não fique apenas no óbvio

É de se esperar que no seu estabelecimento tenha combustíveis, mas não é necessário se prender a apenas isso. Se torna muito mais atrativo quando se pode unir um abastecimento junto de alguma outra facilidade e aí entram as lojas de conveniência.

São diversas opções que podem ser analisadas para qual se adequaria melhor ao seu público-alvo, um modelo mais tradicional com comidas e bebidas, uma padaria, ou até mesmo uma farmácia.

Assim como outros serviços também agregam maior destaque como troca de óleo, borracharia e lavação de automóveis.

Unir essas possibilidades com produtos de qualidade é a garantia de que sua empresa estará um passo à frente.

DICA 5: quem não é visto, não é lembrado

Atualmente não há como fugir, é necessário estar presente no mundo digital. Essa ação se torna importante, pois a maior parte da população está conectada e busca informações lá antes de ir a pontos físicos.

Vale tanto redes sociais como blogs para gerar conteúdos e tirar dúvidas dos seus consumidores. Explore os formatos multimídia, seja inovador com seus conteúdos e ainda tenha acesso a informações sobre o que seus consumidores buscam.

Este tipo de ação é uma forma direta de direcionar pessoas ao seu estabelecimento, mostre as promoções, seus diferenciais e aproveite a amplitude da internet para atrair novos clientes.

DICA 6: valorize quem já frequenta seu posto de combustíveis

O cliente sempre gostará de um agrado a mais, então aposte em sorteios de brindes, crie programas de fidelização e utilize esses meios de manter eles sempre presentes.

Existem diversas opções de campanhas para esse tipo de estratégia, seja um sorteio de alguns litros de gasolina, troca de óleo, vales-compra, tudo pode se tornar a atração dos consumidores.

E unindo à dica do marketing digital, isso poderá ser potencializado e não mais envolvendo apenas os que já frequentam o seu posto, mas outros que também ficarão sabendo da informação. 

DICA 7: destaque por pensar ecologicamente

É de conhecimento popular os impactos negativos que podem ser causados pelo nicho de postos de combustíveis. Então pensar de uma forma mais ecológica se torna uma vantagem, avaliando que atualmente as pessoas buscam por soluções favoráveis ao planeta.

Sendo assim, busque sempre informações atualizadas sobre como contribuir com isso, mas também realize uma boa gestão ambiental cuidando para que problemas como o derramamento de combustíveis e seus derivados não ocorram.

Falhas quanto a isso podem ocasionar na chegada aos lençóis freáticos e inclusive prejudicar a qualidade da água que é consumida pelos moradores aos arredores. Não seguir as normas de segurança também resultam em multas e sanções, por isso, vale ficar atento se todas as medidas estão sendo seguidas.

Agora é hora de colocar as dicas em prática! Esperamos que estas informações te auxiliem para boas melhorias em sua empresa. E como citamos, conte com a otimização que a Tecnuv pode te proporcionar.

Nossos sistemas são feitos especificamente para postos de combustíveis e lojas de conveniência, garantindo o controle e organização necessário para seu dia a dia.

Para ficar por dentro das últimas notícias sobre gestão e atualizações tecnológicas, acompanhe o blog da Tecnuv.

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Tecnuv Sistemas – POSTOGESTOR